Matérias/Áreas


Algumas matérias

No curso de psicologia são compostas as seguintes matérias:



FISIOLOGIA;
ESTATÍSTICA;
PSICOLOGIA GERAL E EXPERIMENTAL;
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO;
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
PSICOLOGIA SOCIAL;
PSICOPATOLOGIA;
PSICOPATOLOGIA GERAL;
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS;
TÉCNICAS DE EXAMES E ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO;
ÉTICA PROFISSIONAL;
PSICOLOGIA DO EXCEPCIONAL;
DINÂMICA DE GRUPO EM RELAÇÕES HUMANAS;
PEDAGOGIA TERAPÊUTICA;
PSICOLOGIA ESCOLAR E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM;
TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS;
SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL;
PSICOLOGIA DA INDÚSTRIA;
DIDÁTICA;
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO;
PRÁTICA DE ENSINO.


FONTE: Dicionário/ Guia de Profissões Metodologia OPEE



Algumas Áreas
A Psicologia é ciência que gera uma prática profissional. Enquanto ciência tem por objetivo explicar como o ser humano pode conhecer e interpretar a si mesmo e como pode interpretar e conhecer o mundo em que vive ( aí incluídas a interação dos indivíduos entre si, a interação com a natureza, com os objetos e com os sistemas sociais, econômicos e políticos dos quais façam parte). Enquanto prática profissional, a psicologia coloca o conhecimento por ela acumulado a serviço de indivíduos e instituições.


É uma ciência que tem como objeto de estudo os seres vivos que estabelecem trocas simbólicas com o meio ambiente. Está relacionada às ciências humanas (filosofia, teoria do conhecimento) e biológicas (biologia, neurofisiologia, psicofarmacologia) e apresenta elementos comuns às ciências sociais (sociologia, antropologia) e exatas (ergonomia, psicofísica).


Decorre daí a diversidade das abordagens e áreas de estudo na psicologia, bem como o grau de interdisciplinariedade e convergência dos seus temas. As pesquisas no Instituto de Psicologia abrangem desde o nível molecular, na psicofarmacologia, ou biofísico, na psicofisiologia, ao epistemológico, na epistemologia genética, ao subjetivo, na interpretação dos sonhos e motivações inconscientes, mantendo-se como fio condutor o interesse pelo comportamento e pela experiência do indivíduo.


O bacharel em Psicologia pode atuar em atividades de pesquisa e magistério superior, necessitando, para tanto, realizar estudos de pós-graduação. O licenciado dedica-se ao ensino de nível médio.


A área de atuação do psicólogo estende-se a hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios, creches, escolas, associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, juizados de menores e da família, penitenciárias, associações profissionais e esportivas, clínicas especializadas, núcleos rurais e comunitários etc.


Os quatro Departamentos (Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade; Psicologia Clínica; Psicologia Experimental e Psicologia Social do Trabalho) deste Instituto expressam essa diversidade e aquela convergência e buscam, de vários modos, a explicação do sujeito psicológico.


Fonte:http://www.ip.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=141:psicologia-objeto-de-estudo-e-areas-de-atuacao&catid=36:graduacao&Itemid=87

Nenhum comentário:

Postar um comentário